Início / Economia / Exportações batem recorde em 2015 e mantém níveis elevados de IDE

Exportações batem recorde em 2015 e mantém níveis elevados de IDE

As exportações de bens e serviços ascenderam a 74,1 mil milhões de euros em 2015, o valor mais elevado de sempre, e o IDE (princípio direccional) a 5,4 mil milhões de euros, um dos mais elevados dos últimos anos, segundo o boletim estatístico divulgado ontem pelo Banco de Portugal.

Esta abertura crescente da economia portuguesa deve-se “sobretudo à resiliência, à capacidade de inovação e à força de vontade dos empresários e empresas nacionais” que, ao passarem a focar-se numa estratégia de internacionalização, vendendo os seus produtos e serviços num crescente número de mercados, interiorizaram um novo conceito de “mercado local” que inclui não só o mercado interno e os mercados tidos como naturais, mas a Europa e sobretudo o Mundo, diz a Aicep.

E deve-se também à transformação da economia portuguesa “em prol da retenção/captação de investimento. Portugal tem vindo a tornar-se mais competitivo e atractivo, como bem constatam os principais índices de competitividade globais”, adianta a mesma fonte.

A Aicep Portugal Global “não exporta nem investe mas estimula e incentiva muito pro-activamente as empresas nacionais e os investidores nacionais e estrangeiros a fazê-lo. O Plano Estratégico apresentado em 2014 com medidas específicas do lado das exportações (por exemplo, Roadshow Portugal Global, Reforço da Rede Externa) e do investimento (como o Roadshow de Investimento, criação de equipa de FDI Scouts) tem vindo a ser implementado como previsto e os resultados têm vindo a ser muito positivos: 2015 foi o ano em que a Aicep apoiou mais projectos de internacionalização de PME e um dos anos em que mais investimento produtivo e de serviços angariou”, realça a agência.

Em 2016, prosseguindo a implementação do Plano Estratégico, a Aicep Portugal Global “continuará a apoiar de forma reforçada os processos de internacionalização e investimento dos empresários portugueses e dos investidores nacionais e estrangeiros cujo dinamismo continua a contribuir de forma decisiva para o crescimento sustentável da economia nacional”, diz a mesma fonte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.