O Ravasqueira Espumante Grande Reserva 2012 e o MR Premium Touriga Nacional 2012 acabam de ser classificados com 91 pontos pela Wine Advocate, publicação liderada pelo prestigiado crítico Robert Parker e cujo provador para Portugal é Mark Squires.
Para Pedro Pereira Gonçalves, enólogo do Monte da Ravasqueira, “a pontuação dada aos nossos dois mais recentes vinhos evidencia a qualidade das castas, ambas de origem nacional, que estão na sua base e reconhece o potencial do nosso terroir”.
Com uma produção de apenas 1.280 garrafas, o Ravasqueira Espumante Grande Reserva 2012 foi um vinho feito exclusivamente a partir de uvas da casta Alfrocheiro e produzido segundo o método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa, onde estagiou sobre as borras durante 36 meses.
24 meses em barricas
O MR Premium Touriga Nacional 2012 teve um estágio de 24 meses em barricas e dois anos em garrafa, denotando-se uma acidez viva que lhe permite uma evolução positiva durante os próximos 20 anos. Com uma produção de apenas 3.456 garrafas, apresenta um perfil jovem, austero e complexo, evidenciando uma prova disruptiva face à casta utilizada, em função da singularidade da sua mineralidade e frescura, só possível devido ao terroir do Monte da Ravasqueira.
Lançados no final de 2016, estes dois vinhos representam dois importantes tributos: o Espumante presta homenagem ao tradicional Tapete de Arraiolos, um ícone do Alentejo historicamente ligado ao Monte da Ravasqueira, e o MR Premium Touriga Nacional recorda os 20 anos decorridos sobre a conquista do Campeonato do Mundo de Atrelagem em 1996 por cavalos Lusitanos do Monte da Ravasqueira.
Agricultura e Mar Actual