A EPAV – Escola de Hotelaria de Colares regista anualmente elevados níveis de empregabilidade dos seus formandos, tendo alcançado no final deste ano lectivo a colocação de cerca de 90% dos seus formandos, afirma um comunicado da instituição.
Além de garantir o nível de qualificação equivalente ao 12º ano e ser a única escola em Sintra com o curso vocacional secundário de cozinha, possui “uma importante componente prática, oferecendo aos alunos uma formação completa com uma forte empregabilidade após terminarem o secundário”, acrescenta a mesma fonte.
A EPAV não vive só dos cursos de restauração, possuindo cursos ligados à hotelaria e à Protecção Civil e Apoio à Infância.
“Uma formação pensada para as necessidades do mercado de trabalho que faz com que sejam os próprios empresários a procurar a EPAV para recrutar para as suas organizações. Há poucas instituições de ensino semelhantes em Portugal, os formandos para além das aulas têm oportunidade de ter contacto com o trabalho da quinta, quer a nível hortícola quer a nível da pecuária”, realça a mesma nota.
“Formação num restaurante real”
Os formandos de restauração têm a possibilidade de fazer formação num restaurante real e num alojamento local. Nas aulas de Restaurante e Bar, os formandos, todas as semanas têm contacto com mundo do trabalho, servindo os almoços pedagógicos, ao público no Restaurante Sarrazola, parte integrante do Hotel Sarrazola House.
As aulas de cozinha e pastelaria também proporcionam aos alunos um “conhecimento versátil, pois estes realizam aprendizagens em diversos ambientes que passam pelo serviço de refeitório à alta cozinha, estando preparados para fazer face a qualquer oferta de emprego”, acrescenta o comunicado.
A Escola de Hotelaria de Colares caracteriza-se como sendo uma alternativa de educação ao nível da oferta do ensino secundário regular na região, estando inserida numa quinta de 12 hectares.
Agricultura e Mar Actual