A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres decidiu investir na reabilitação e modernização da Estação de Tratamento de Água de Vale da Pedra, localizada no Cartaxo. A intervenção incidirá na introdução de novas etapas de tratamento por forma a melhorar a qualidade da água e a optimização energética, diz fonte institucional da empresa.
A obra será executada pelo consórcio Graviner/Efacec, arranca este mês, tem um prazo de execução de 970 dias e representa um investimento de 13 milhões de euros.
No dia 23 de Março, será colocada a primeira pedra, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e que terá lugar pelas 9h30, na Estação de Tratamento de Vale da Pedra.
A ETA de Vale da Pedra foi construída em 1963, com uma capacidade inicial de 80.000 m3/dia, tendo sido objecto de duas ampliações, a última em 1976, ficando com a capacidade nominal actual de 240.000 m3/dia.
Desde Julho de 2015, a EPAL é responsável pela gestão delegada do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento de Lisboa e Vale do Tejo (ALVT), pelo decreto lei nº 94/2015 de 29 de maio, que integra 86 municípios.
Actualmente a área servida pela EPAL e ALVT abrange 96 municípios que ocupam uma área territorial correspondente a 33% do território continental português e serve 3,8 milhões de habitantes. Esta solução para além da coesão territorial tem em vista gerar as eficiências necessárias à sustentabilidade económica, social e ambiental destes sistemas.
Agricultura e Mar Actual