Início / Agenda / DRAP Algarve recebe sessão de esclarecimento sobre Xylella fastidiosa em Outubro
Sintomas de declínio rápido da oliveira observados em Puglia, Itália. Foto: EPPO

DRAP Algarve recebe sessão de esclarecimento sobre Xylella fastidiosa em Outubro

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) em colaboração com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) vão realizar uma sessão de esclarecimento sobre a Xylella fastidiosa no próximo dia 10 de Outubro no Auditório da DRAP Algarve, em Faro, Patacão.

A inscrição na sessão é gratuita mas obrigatória, até ao dia 6 de Outubro através do e-mail gabdirector@drapalg.min-agricultura.pt ou pelo telefone 289 870 775.

A sessão inicia-se às 14h30. Entre vários assuntos que serão abordados, destaca-se a apresentação do Plano de Contingência para a Xylella fastidiosa e seus vectores, a informação técnica sobre a bactéria e seus vectores, e a situação na União Europeia e nacional (medidas legislativas, preventivas e de combate).

Combate à praga

A Xylella fastidiosa é uma bactéria vascular que vive no xilema das plantas, sendo transmitida por insectos. O combate a esta doença passa essencialmente por medidas de natureza preventiva, actuando sobre o vector e o material de multiplicação, as medidas fitossanitárias são aplicadas para impedir a introdução e a propagação da doença que incluem o uso de cultivares resistentes, certificação de material de multiplicação e a remoção e destruição de material infectado, explica fonte da DRAP Algarve.

“A região do Algarve é composta por uma diversidade de praticas culturais e plantações variadas de videiras, de oliveiras, de citrinos, de amendoeiras, etc., que tornam este tema de especial relevância para o sector primário da região e para a economia do Algarve”, realça aquela Direcção.

Pode consultar o programa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.