O Dia do Apicultor comemora-se amanhã, 22 de Maio, data escolhida por ser também dia de Santa Rita de Cássia, “advogada das causas perdidas e a santa das coisas impossíveis”.
Segundo a sua biografia, um dia, em pequena, Rita acompanhava os seus pais, António Lotti e Amata Ferri, que trabalhavam na lavoura num berço de vime perto do campo de trabalho e à sombra das árvores quando, subitamente, um enxame de abelhas brancas aproximou-se e rodeou-a. Mas, em vez de picar Rita, as abelhas brancas levaram mel à sua boca e Rita não só não se assustou como se regozijou com o sucedido. O acontecimento tornou-se ainda mais espantoso quando um lavrador ferido na mão que se dirigia para Cássia para receber cuidados médicos viu a sua ferida imediatamente curada quando tentava afugentar as abelhas que rodeavam a criança com as suas mãos.
Ao que parece, também na sua morte, em 1457, Rita contou com a companhia de um enxame de abelhas negras que envolveu o seu corpo. Existe mesmo uma estátua de Santa Rita de Cássia na Igreja da Vila de Laarne, na Bélgica, em que a presença das abelhas não é esquecida.
“Hoje em dia, os apicultores, integrados activamente na sociedade e com influência nas comunidades locais, desempenham um papel fundamental não apenas na promoção do bem-estar das abelhas mas também na conservação do património, do planeta e da sua biodiversidade”, diz o apicultor Henrique Abreu.
Aquele produtor, que comercializa o Mel da Montanha, acrescenta que “apoiando também a proposta da Associação de Apicultores da Eslovénia para o reconhecimento mundial do dia 20 de Maio como Dia Mundial da Abelha, abrimos ainda mais as portas das nossas instalações em Parceiros de Igreja, Rua Nossa das Neves nº35, (Torres Novas), até dia 29 de Maio, a todo o público”.
Visitas de estudo, acções de sensibilização, promoções especiais produtos Henrique Abreu e “todo o tempo do Mundo para suscitar cara-a-cara ainda maior curiosidade e conhecimento são apenas algumas das iniciativas previstas para também alertar para temas altamente sensíveis para todos os apicultores: a importância e promoção da apicultura nacional e dos seus produtos, da segurança e vigilância dos apiários e do controlo de doenças e pragas”.
Agricultura e Mar Actual