A Guardia Civil espanhola e a Guarda Nacional Republicana (GNR), numa operação conjunta, detiveram um grupo criminal especializado no roubo de azeite que chegou a furtar cerca de 310.000 litros de azeite em vários armazéns de Espanha e Portugal, avaliados em cerca de um milhão de euros.
Segundo avança o site espanhol Agroinformacion, o delegado do Governo espanhol em Castilla-La Mancha, José Julián Gregorio, disse em conferência de imprensa que esta operação policial permitiu a detenção de oito pessoas.
Aquele responsável adiantou que o grupo teria cometido dos roubos de azeite numa cooperativa na localidade espanhola de Villamanrique e noutra, portuguesa, de Monte do Trigo, às quais subtraíram um total de 310.000 litros.
Usados camiões cisternas
Tudo indica que os roubos se concretizaram durante vários dias consecutivos, aproveitando as festas das localidades referidas. O grupo usou vários camiões e furgonetas cisternas, algumas delas camufladas. Os agentes tiveram também conhecimento de esta prática foi também usada, em Maio deste ano, em Monte do Trigo, donde foram furtados 160.000 litros de azeite.
Agricultura e Mar Actual