Início / Economia / Criadas 5.174 novas empresas em Janeiro de 2020 mas insolvências tendem aumentar

Criadas 5.174 novas empresas em Janeiro de 2020 mas insolvências tendem aumentar

O mês de Janeiro de 2020 registou a criação de 5.174 novas empresas, um recuo de 21% face ao mesmo período de 2019, que tinha sido o mês com mais nascimentos nos últimos 10 anos.

De acordo com o Barómetro da Informa D&B, esta quebra acentuada no nascimento de empresas é transversal a todos os sectores de actividade, com excepção dos transportes, onde nasceram mais 17,3% de empresas que em Janeiro de 2019.

Os encerramentos de empresas têm uma redução também muito acentuada em todos os sectores. No primeiro mês de 2020 encerraram menos 43,2% de empresas do que no período homólogo.

Insolvências crescem 18,6%

O dado mais notório do Barómetro Informa D&B relativo a Janeiro de 2020 é, no entanto, o aumento de 18,6% das novas insolvências face ao período homólogo.

Desde 2013 que este indicador registava uma tendência contínua de diminuição. No ano passado, a queda nos novos processos de insolvência já não foi tão forte como nos anos anteriores, prenunciando alterações nesta tendência, que se acentuou no último trimestre de 2019.

Serviços empresariais e agricultura e outros recursos naturais são os únicos sectores que não registam uma subidas das insolvências. Apesar de uma subida muito reduzida (+2%) as indústrias são o sector com mais casos de novas insolvências (52).

Entre os distritos mais representativos em número de empresas, Lisboa, Setúbal e Aveiro registam um crescimento nas novas insolvências; Porto e Faro têm menos insolvência que em Janeiro de 2019.

Pode consultar o Barómetro Informa D&B completo aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.