The Cork Book, livro publicado pela Corticeira Amorim em 2018 que propõe uma viagem multidimensional ao mundo da cortiça, arrecadou uma menção honrosa na XXVI edição dos icónicos prémios Compasso d’Oro.
Desenhado pelo Studio FM Milano que assegurou, então, o projecto gráfico, e com direcção de arte de Filipe Alarcão e Sergio Menichelli, The Cork Book apresenta uma abordagem gráfica inovadora ao longo das suas 377 páginas. Uma fórmula criativa que permitiu à obra vencer em 2018 o Prémio Bronze dos European Design Awards.
Considerados um dos mais renomados galardões do design internacional, os prémios Compasso d’Oro distinguiram, assim, o roteiro visual ao universo da cortiça, desde a sua origem sustentável, na floresta de sobreiro, à relação entre a cortiça e o vinho, passando quer pelas incontáveis aplicações de uma matéria-prima natural única, quer pela inovação que permeia toda a indústria da cortiça.
“Na verdade, todos os elementos de design do livro, da superfície texturada, à aparente leveza, à paleta cromática que combina dois tipos de verde (um mais tradicional, outro, fluorescente, mais próximo do universo digital), ao cruzamento de códigos visuais clássicos e contemporâneos, constituem uma homenagem à nobreza e beleza da cortiça. Uma matéria-prima utilizada há milhares de anos, e que tem uma actualidade surpreendente. A palavra Cork aparece na capa, por sua vez, dividida em duas linhas, evocando a representação dos elementos químicos na Tabela Periódica”, realça um comunicado da Corticeira Amorim.
Criados em Itália em 1954, os influentes prémios Compasso d’Oro distinguem anualmente os melhores na área do design. Os vencedores desta XXVI edição foram anunciados esta quarta feira no ADI Design Museum, em Milão. A cerimónia, e tendo presente o contexto actual, foi transmitida online.
Dois verdes, os da Corticeira Amorim
A paleta cromática do The Cork Book desenvolve-se em torno de duas cores especiais, dois verdes, o verde mais escuro que corresponde à cor institucional da Corticeira Amorim e o verde fluorescente que parece saído directamente de um ecrã digital. A utilização simultânea destes dois verdes sublinha e reforça a natureza ambivalente da cortiça, um material que o livro The Cork Book consegue apresentar em todo o seu potencial.
Agricultura e Mar Actual