A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal realiza amanhã, 30 de Janeiro, o “Encontro Nacional de Técnicos” e conta com a presença do ministro da Agricultura, que vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra a Maria Antónia Figueiredo, falecida recentemente.
Trata-se de um evento anual que reúne toda a sua estrutura associada – cerca de 400 representantes de diferentes regiões do País – com o objectivo de discutir as principais alterações para a Campanha de Ajudas e Parcelário para 2018, relativa às candidaturas dos agricultores portugueses aos pagamentos directos de apoio no âmbito da PAC (Política Agrícola Comum).
O Encontro Nacional de Técnicos terá lugar na antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, com início às 10h00 e contará com a participação de técnicos do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas) e do Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura, que apresentarão as regras e os procedimentos em vigor para a campanha que se aproxima.
Apoiar a comunidade agrícola
Francisco Silva, Secretário-Geral da Confederação afirma que “a Confagri está empenhada e perfeitamente capacitada para apoiar a comunidade agrícola neste complexo processo de recepção de candidaturas que deverá ter início em meados de Fevereiro. É o nosso dever e nossa vontade dotar os nossos agricultores das ferramentas necessárias para que todo este processo se desenvolva sem quaisquer percalços”.
Homenagem a Maria Antónia Figueiredo
Este dia vai ficar especialmente marcado pela homenagem que será prestada, pelas 16 horas, à Secretária-Geral Adjunta da Confagri, Maria Antónia Figueiredo, recentemente falecida e responsável pelo Departamento de Políticas de Mercados e Preços e das áreas das Ajudas ao Rendimento dos Agricultores, uma figura incontornável e grande dinamizadora destes Encontros Anuais.
Pelo reconhecido mérito e credibilidade recebeu, pela Assembleia da República, no passado dia 5 de Janeiro, um voto de pesar, aprovado por unanimidade, pelo seu falecimento e agora, pelas mãos do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, recebe, a título póstumo, a Medalha de Honra deste Ministério.
A cerimónia termina às 18 horas, com intervenções do presidente da Confagri, Comendador Manuel dos Santos Gomes e do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, após a sessão de entrega dos “Prémios do Mérito” às 27 Entidades e 26 Técnicos que mais se distinguiram na campanha do ano de 2017.
A Confagri tem como finalidade essencial contribuir para o crescimento e desenvolvimento equilibrado e eficaz do Sector Cooperativo e, em especial, da Agricultura e da Floresta portuguesas, com ampla representatividade a nível nacional e em permanente cooperação com as organizações agrícolas agrupadas.
Agricultura e Mar Actual