Início / Agricultura / Condições meteorológicas levam a fraco desenvolvimento de matéria verde nas forrageiras

Condições meteorológicas levam a fraco desenvolvimento de matéria verde nas forrageiras

As condições meteorológicas ocorridas ao longo do mês de Março afectaram, de forma significativa, o desenvolvimento vegetativo das pastagens e das culturas forrageiras, segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2019, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dizem os técnicos do INE que as elevadas temperaturas, conjugadas com a reduzida percentagem de humidade do solo, conduziram a um adiantamento dos ciclos vegetativos, parando o desenvolvimento de matéria verde e induzindo a floração.

Menor disponibilidade alimentar nas pastagens

Regista-se, assim, uma menor disponibilidade alimentar nas pastagens, que tem conduzido ao suplemento dos efectivos em regime extensivo com alimentos conservados em quantidades superiores ao habitual.

O INE perspetiva ainda uma redução das produções forrageiras para conservação (fenos, silagens e fenosilagens), com impacto futuro na alimentação dos efectivos nos períodos de ausência de massa verde nas pastagens.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.