O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho diz que a execução do PDR 2020 no sector florestal “é preocupantemente baixa”. Por isso, desenvolveu um questionário, que tem por objectivo identificar factores que melhorem o acesso às “medidas florestais” do PDR 2020.
Este questionário, feito com o apoio dos seus associados, que incluem as entidades com mais experiência na utilização do PDR 2020, tem por objectivo identificar factores que melhorem o acesso às “medidas florestais” do PDR 2020 e aumentem a sua execução física e orçamental no designado período de transição, ou seja, o período de 2 anos em que o programa funcionará com as mesmas regras e já com verbas do próximo quadro financeiro de apoio.
“A execução do PDR 2020 no sector florestal é preocupantemente baixa, sendo fundamental compreender os motivos para mudar esta situação que tanto prejudica a floresta nacional. Se considerarmos as três operações que representam mais de 90% do valor contratualizado, a taxa de execução a 31 de Março de 2021, de acordo com o PDR 2020, era de 46%, 30% e 50% para, respectivamente, as operações 8.1.3, 8.1.4 e 8.1.5”, realça a Associação.
Refira-se que o Centro Pinus, que tem vindo a tratar e divulgar esta informação (veja aqui o relatório mais recente), reuniu com os seus associados para identificar as principais justificações para a situação actual e propor soluções.
Questionário
O questionário destina-se a ser respondido por beneficiários potenciais ou reais e agentes que lhes dão apoio e/ou prestam serviços e a resposta é anónima.
A resposta ao questionário, que o Centro Pinus estima ser inferior a 10 minutos, pode ser feita aqui.
Serão consideradas as respostas enviadas até ao dia 14 de Maio de 2021. No final de Maio de 2021 o Centro Pinus irá divulgar os resultados.
Agricultura e Mar Actual