O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Logan, esteve em visita oficial ao México e afirmou que o comércio agro-alimentar bilateral tem grande potencial de desenvolvimento, sendo disso exemplo as oportunidades existentes para a carne de porco e para os produtores de carnes processada da União Europeia, segundo a imprensa mexicana.
Phil Logan realçou, no entanto, que os produtores não gozam de livre acesso ao mercado do México, apesar de 60% daquele comércio se encontrar liberalizado.
Ainda segundo as mesmas fontes, Phil Logan afirmou que no âmbito da modernização do Tratado de Livre Comércio entre a União Europeia e o México os temas que irão estar seguramente no centro das discussões do sector agro-alimentar serão as denominações de origem, os temas sanitários e fitossanitários e as taxas alfandegárias.
Ainda durante a visita, a Comissão Europeia e as autoridades mexicanas anunciaram que vão encetar negociações de um acordo bilateral para o comércio de produtos orgânicos. O Comissário Phil Logan visitou o México entre 10 e 12 de Fevereiro.
Agricultura e Mar Actual