A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a política de promoção agroalimentar da União Europeia (UE). Pode dar a sua opinião até 11 de Outubro de 2024. Esta iniciativa visa “melhorar a implementação da política de promoção dos produtos do sector agroalimentar, clarificando e actualizando as regras aplicáveis às medidas de informação e de promoção”.
Tem 4 semanas para apresentar comentários sobre este projecto de acto. Os comentários serão tidos em conta na finalização da iniciativa, garante a Comissão Europeia.
Pode dar o seu contributo aqui.
Promoção dos produtos agrícolas da UE
A política da UE em matéria de promoção visa ajudar os produtores europeus a venderem os seus produtos agrícolas num mercado mundial cada vez mais competitivo, contribuindo simultaneamente para a criação de emprego e para o crescimento interno.
As campanhas de promoção dos produtos agrícolas da UE destinam-se a criar novas oportunidades de mercado para os agricultores europeus e a indústria alimentar em geral e a ajudar o sector a desenvolver as suas actividades.
Existem dois tipos de acções de promoção:
- as acções geridas por associações profissionais ou interprofissionais europeias, organizações de produtores ou associação de organizações de produtores, organismos do sector agroalimentar, e co-financiadas pela UE;
- as acções geridas directamente pela própria UE, nomeadamente as iniciativas diplomáticas lançadas pela Comissão em países terceiros para incrementar o comércio agroalimentar ou a participação em feiras, e as campanhas de comunicação.
As regras no domínio da política de promoção definem o modo como o financiamento da UE pode ser utilizado para apoiar iniciativas de informação e de promoção tanto nos países da UE como em países terceiros.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar