A Comissão Europeia vai disponibilizar 132 milhões de euros em 2025 para co-financiar actividades destinadas a promover produtos agroalimentares da União Europeia (UE) sustentáveis e de elevada qualidade no mercado interno e a nível mundial.
O programa de trabalho da política de promoção para 2025, adoptado hoje , 13 de Dezembro, pela Comissão, visa criar novas oportunidades de mercado para os agricultores da UE e para a indústria alimentar da União em geral, bem como “ajudá-los a garantir as suas actividades existentes”, avança um comunicado de imprensa da Comissão Europeia. As suas prioridades têm em conta os objectivos gerais de sustentabilidade e competitividade, bem como de segurança alimentar, definidos nas orientações políticas da Comissão 2024-2029.
Os valores disponíveis para os programas a seleccionar em 2025 dividem-se entre a promoção em países terceiros e no mercado interno da UE , com respectivamente 63,4 milhões de euros e 58,6 milhões de euros.
Para o Comissário da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, “o sector agroalimentar da UE é uma potência mundial de exportação. Os nossos produtos e o nosso património culinário são reconhecidos em todo o Mundo, e com razão. com um orçamento de 132 milhões de euros, podemos orgulhar-nos da forma como produzimos alimentos aqui na UE. “it’s from Europe” é a nossa marca e devemos garantir que ela seja reconhecida e compreendida em todo o Mundo, a fim de obter a melhor relação custo-benefício para os nossos agricultores e produtores.”
A adopção do programa de trabalho para 2025 marca também o décimo aniversário da política de promoção da UE. Durante este período, um total de mais de 600 campanhas foram co-financiadas pela Comissão Europeia com a sua assinatura comum – “Aproveite, é da Europa” – apoiando a reputação dos produtos agroalimentares da UE na União e no Mundo.
Agricultura e Mar