Início / Agricultura / Começou a limpeza do rio dos campos agrícolas do concelho da Nazaré

Começou a limpeza do rio dos campos agrícolas do concelho da Nazaré

A limpeza dos rios de Valado dos Frades, que servem os campos agrícolas começou a ser feita no concelho da Nazaré. A desmatação e a retirada de lamas das bordas do Rio do Meio e do Rio das Tábuas são as primeiras intervenções no terreno.

“Depois de terminada a limpeza das linhas de água será feita a requalificação e pavimentação de estradas de uso agrícola”, informou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que se deslocou, ontem, 29 de Maio, ao local, onde se encontrou com os responsáveis pela Associação “5Rios” e fez o ponto de situação desta empreitada.

“O trabalho conjunto com a Associação 5 Rios, com o propósito de alavancar os produtos hortícolas do concelho, que são de qualidade reconhecida, tem sido regular. Estarei sempre ao lado dos produtores do concelho, e do que produzem, contribuindo, também, com essa característica, como fatores de afirmação do concelho”, afirmou o autarca.

Atrair mais pessoas para a agricultura

Mário Monteiro, presidente da Assembleia Geral da Associação “5 Rios”, considera que esta intervenção “irá criar melhores condições de trabalho, ao mesmo tempo que melhora a imagem da área”, o que poderá contribuir para atrair mais gente para o sector: “houve uma evolução na produção agrícola, mas muitos não a acompanharam, e desistiram. Estou convencido que esta obra também irá ajudar no reconhecimento da qualidade dos nossos produtos, já de si considerados dos melhores da Europa”.

A Associação quer criar uma marca forte e, para isso, vê as parcerias, nomeadamente com o Município da Nazaré, como uma oportunidade de melhorar todos os aspectos ligados à produção. “Sem cooperação não conseguimos afirmarmo-nos como uma marca forte. Temos que criar condições. Esta acção, realizada pela Câmara Municipal, é uma importante ajuda no sentido de criar as condições para o regresso a este sector”, acrescentou.

A Autarquia está a fazer a limpeza e valagem dos rios, intervenção que não acontecia há mais de uma década.

Com as culturas plantadas dependentes do rio, a limpeza é vista como “muito importante para garantir reservas de água para a rega”, disse Eduardo Paiva, tesoureiro da Associação 5 Rios, que destaca a relevância da “manutenção e conservação das linhas de água bem como dos caminhos agrícolas”, dois factores com influência sobre a qualidade da produção.

Agricultura e Mar Actual

 

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.