Início / Agricultura / Capoulas Santos: Investigação e inovação decisivas para reduzir dependência alimentar

Capoulas Santos: Investigação e inovação decisivas para reduzir dependência alimentar

“As áreas de investigação agrária interessam particularmente a Portugal porque vão permitir reduzir a dependência alimentar do exterior”, afirma o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Luís Capoulas Santos intervinha ontem, 23 de Maio, na celebração do Dia do Agricultor, no pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

O ministro referiu que “este foi um dia em que o Ministério da Agricultura, através do INIAV, abriu as suas portas para mostrar aos agricultores o seu trabalho na área da investigação e da experimentação”.

Reduzir importações

Capoulas Santos afirmou a necessidade de reduzir as importações de produtos como trigo, aveia, cevada dística, leguminosas e proteaginosas, como o grão-de-bico, as favas e as ervilhas. “São plantas que estão no centro de projectos de investigação muito interessantes em áreas nas quais há uma estratégia para implementar”, afirmou.

O ministro acrescentou que “o Governo pretende reduzir as importações destes produtos, nos quais o nosso País é deficitário, e para isso temos de apoiar a inovação e a aplicação de novas tecnologias ao campo agrícola”.

“A agricultura portuguesa precisa de agricultores empreendedores e bem preparados, com capacidade de inovação, para que estes projectos possam passar do campo da experimentação para os campos de cultivo nacionais”, disse ainda Capoulas Santos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.