Início / Empresas / Brisa testa informação sobre tempos de viagem

Brisa testa informação sobre tempos de viagem

A Brisa iniciou um piloto operacional de um sistema de informação sobre os tempos de viagem nas autoestradas da sua rede que servem os acessos às duas principais áreas metropolitanas portuguesas. O objectivo é desenvolver uma solução que torne acessível aos automobilistas esta informação através dos painéis de mensagem variável que equipam as suas auto-estradas.

Na primeira fase de implementação do piloto, estarão activos os painéis da A5 – Autoestrada da Costa do Estoril, (de segunda-feira a sexta-feira, em ambos os sentidos), e o painel situado ao km 41 da A2 – Autoestrada do Sul (aos domingos, entre as 16h00 e as 22h00), que permitirá aos condutores que viajam no sentido Sul/Norte optar entre a Ponte 25 de Abril e a ponte Vasco da Gama. Numa segunda fase, esta informação passará a estar disponível nos acessos à cidade de Lisboa e Porto.

Parceria entre Brisa e Waze

Este serviço de informação sobre tempos de percurso é um resultado da parceria entre a Brisa e a Waze, a aplicação gratuita de tráfego em tempo real e baseada em crowdsourcing, através do seu Programa Connected Citizens. Concebido como uma partilha recíproca de dados sobre informação pública de tráfego, gratuita e anónima, o Programa Connected Citizens promove maior eficiência, informação mais detalhada e estradas mais seguras para os cidadãos portugueses.

Estes dados são produzidos pelos alertas dos condutores acerca de ocorrências como acidentes ou abrandamentos. Em contrapartida, os parceiros fornecem à Waze dados em tempo real sobre obras, acidentes e fechos de estradas para dar uma das visões gerais, mais sintéticas e mais rigorosas sobre as condições de circulação rodoviária, disponíveis na actualidade.

A prestação de informação sobre tempos de viagem em auto-estrada é uma “concretização do novo posicionamento da Brisa como operador de serviços de mobilidade, que combina soluções digitais e modelos colaborativos para melhorar a oferta individual aos utilizadores de autoestradas”, diz um comunicado da concessionária.

A Waze é a pioneira da navegação social, que alavanca a tecnologia móvel e uma comunidade global empenhada que redefine as expectativas dos mapas da actualidade. A Waze acolhe a maior rede mundial de condutores que trabalham em conjunto para vencer o trânsito e poupar tempo e dinheiro. A app recomenda consistentemente as rotas mais rápidas baseadas em condução em tempo real e em dados de milhões de utilizadores. Desde redireccionamentos de tráfego a alertas para preços de combustível mais baixos e ofertas relevantes das marcas preferidas, a Waze é um dos companheiros de condução mais completos do mercado.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Sakata coloca em Almería a primeira pedra da sede central para Espanha e Portugal

Partilhar              A Sakata colocou a primeira pedra das novas instalações centrais da empresa na Península Ibérica. …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.