O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu em audiência a equipa do Programa Blue Azores, destacando o seu papel crucial na concretização do novo Parque Marinho dos Açores, aprovado pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores em Outubro de 2024.
“O trabalho desenvolvido pelo Programa Blue Azores tem prestigiado os Açores, colocando a nossa Região como um exemplo de liderança mundial na conservação do oceano, que está a ser atentamente acompanhado por todo o mundo”, afirma José Manuel Bolieiro.
O Programa Blue Azores, criado em 2019, tem impulsionado o objectivo de proteger 30% do mar açoriano através da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA). Este esforço culminou na criação do novo Parque Marinho, considerado um marco histórico para a protecção do oceano e alinhado com as metas da ONU e da União Europeia para 2030, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Baseado no melhor conhecimento científico disponível e num processo de co-criação inédito em Portugal, o projecto envolveu cientistas, ONG, entidades públicas, associações do sector pesqueiro e marítimo-turístico, além da sociedade civil, adianta a mesma nota.
“Foi um trabalho de equilíbrio entre a conservação dos ecossistemas marinhos e o impacto nas actividades económicas”, sublinhou o presidente do Governo dos Açores.
A equipa do Blue Azores continuará envolvida na implementação da RAMPA, prevista para durar pelo menos três anos. Este esforço será enquadrado por um novo memorando de entendimento, cuja assinatura está agendada para Fevereiro de 2025.
Com esta iniciativa, os Açores “reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade e afirmam-se como um exemplo global na protecção do património marinho”.
Agricultura e Mar