Dessalinização e purificação de água para abastecer a população e suprir as necessidades das actividades agrícolas
A Bluegrowth, consultora tecnológica portuguesa especializada na Economia do Mar, lançou uma nova linha de negócio nos domínios da inovação social, em parceria com a empresa italiana OffGridBox, nascida do seio do no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
No centro da acção está um sistema de dessalinização e purificação de água, instalado no interior de um contentor coberto de painéis solares, que garantem uma operação energeticamente sustentável, capaz de abastecer comunidades e actividades agropecuárias com água doce de alta qualidade.
Tecnologia já está no terreno
Esta inovação tecnológica já se encontra em elevado estado de maturidade, dando resposta ao abastecimento de água de variadas comunidades de países em desenvolvimento.
Concebida para combater proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre amarela, diarreia infecciosa e outras, as OffGridBox também estão preparadas para garantir a irrigação dos campos e a hidratação dos animais, utilizando água do mar.
Apoio do Fundo Azul
Com os termos desta parceria, as OffGridBox passam a beneficiar de tecnologia, desenvolvida com o apoio do Fundo Azul, que permitirá a monitorização remota, optimização das operações de manutenção e, sobretudo, garantir uma maior segurança do abastecimento. Adicionalmente, a Bluegrowth assume o compromisso de disseminar a implementação destes sistemas nos PALOP.
A presidente da Bluegrowth, Custódia Rebocho, assinala que “a alimentação da população mundial está dependente de água não poluída. O aumento das catividades antropogénicas e as alterações climáticas têm incrementado as dificuldades no acesso à água doce. Apostar na dessalinização e purificação de água representa um passo determinante na garantia da qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade das actividades agropecuárias”.
Instalação em apenas 3 horas
As OffGrifBox são sistemas projectados para serem instalados em apenas 3 horas, são operadas e monitorizadas remotamente, e podem funcionar ininterruptamente até 10 anos sem necessidade de qualquer substituição de equipamentos.
Os seus painéis solares garantem uma operação neutral em termos de emissões de carbono. Adicionalmente, cada equipamento tem um modelo de negócio responsável, que assume o combate à pobreza e desigualdades de género, uma vez que, oferecem uma fonte de receita comunitária e um posto de trabalho para uma mulher, a quem cabem as responsabilidades de gerir e operar os equipamentos.
Agricultura e Mar Actual