A Azores Wine Company inaugurou a sua nova adega, na Freguesia das Bandeiras, concelho da Madalena. O novo espaço inaugurado quarta-feira, 30 de Junho, alia a vitivinicultura ao turismo, contemplando nos seus cerca de 2.000m2 uma ampla sala de eventos, restaurante, alojamento e adega, reforçando o potencial deste sector na Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho.
A Azores Wine Company foi fundada a 3 de Abril de 2014 pelos sócios António Maçanita, Filipe Rocha e Insula Vinus. Entre vários projectos aos quais estão ligados, contam-se a produção de vinhos no Pico, a recuperação de uma casta em extinção, a promoção dos vinhos e da gastronomia dos Açores.
Em 2010, António Maçanita inicia em conjunto com os Serviços de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel um trabalho de vinificação da casta Terrantez do Pico. Única no Mundo, esta casta quase em extinção revela-se e surpreende pela sua frescura, mineralidade e salinidade.
A este projecto segue-se em 2013 um trabalho conjunto, desta vez na Ilha Pico, entre a Fita Preta Vinhos e a Insula Vinus, para a produção de um vinho com base em mais uma casta autóctone da Região: o Arinto dos Açores. Surge assim a Azores Wine Company, que já em 2014 produziu cerca de 10.000 garrafas.
Bolieiro: um projecto de “criatividade, saber e coragem”
Presente na cerimónia de inauguração esteve o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que enalteceu a Azores Wine Company pelo lançamento de um projecto de “criatividade, saber e coragem” que valoriza a ilha, os Açores e Portugal.
O Governo Regional esteve também representado na cerimónia pelo Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, pelo secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, e pelo secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas.
Agricultura e Mar Actual