O Instituto Universitário Militar visitou o Porto de Sines, no dia 21 de Março, com o intuito de conhecer a realidade e as potencialidades deste porto, no âmbito do Curso de Promoção a Oficial General (CPOG).
Este curso visa complementar a preparação dos Capitães-de-Mar-e-Guerra e dos Coronéis para o exercício das funções inerentes aos altos cargos de Comando, Direcção e Estado-Maior, no mais elevado escalão das Forças Armadas, da Defesa Nacional, de forças conjuntas e combinadas e em organizações internacionais.
Auditores de Portugal, do Brasil e de São Tomé e Príncipe
A delegação do referido curso, constituída por auditores de Portugal, do Brasil e de São Tomé e Príncipe, foi recebida no Auditório do Porto de Sines, onde Duarte Lynce Faria, administrador da APS, apresentou os principais factores de competitividade, assim como os indicadores de actividade desta infraestrutura portuária e a sua evolução nos últimos anos.
No final do evento os participantes tiveram a possibilidade de visitar a área portuária, onde constataram a actividade dos diversos terminais e a capacidade de expansão existente destinada a potenciar o tráfego da carga contentorizada.
Principal porto na fachada ibero-atlântica
O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios.
É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do País (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.
Agricultura e Mar Actual