A taxa de desemprego manteve-se em 8,7%, em Julho, após cinco meses consecutivos em queda, segundo a estimativa provisória divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística INE). Ao nível do emprego “continuaram a verificar-se sinais de melhoria, ainda que o ritmo de crescimento tenha desacelerado ligeiramente face ao mês anterior, de 3,0% para 2,7%, em termos homólogos. Corrigida de sazonalidade, a taxa de desemprego apresentou uma evolução semelhante, ao manter-se igualmente inalterada em 9,1%”, realça a analista do Millennium bcp, Márcia Rodrigues.
Quanto a números definitivos, a taxa de desemprego de Junho de 2017 situou-se em 9,1%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) do que no mês anterior e menos 0,6 p.p. em relação a três meses antes. Aquele valor representa uma revisão de mais 0,1 p.p. face à estimativa provisória divulgada há um mês e constitui o valor mais baixo observado desde Novembro de 2008 (8,9%).
A população desempregada de Junho foi estimada em 468,9 mil pessoas, tendo diminuído 1,1% em relação ao mês precedente (menos 5,2 mil pessoas), no entanto a população empregada foi estimada em 4 680,6 mil pessoas, tendo aumentado apenas 0,2% (mais 8,5 mil pessoas) face ao mês anterior.
Agricultura e Mar Actual