A Conferência “Alterações Climáticas: que desafios para o sector agroflorestal nacional?” realiza-se no próximo dia 18 de Março, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica, se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas.
Ciente desta realidade a Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal, o COTR — Centro de Competências para o Regadio Nacional, a FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) implementaram o projecto RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”.
É no âmbito das diversas acções previstas que se realiza mais esta Conferência. As inscrições são gratuitas, mas limitadas à exiguidade da sala. Inscreva-se até ao próximo dia 11 de Março aqui.
Projecto RIAAC AGRI
O projecto RIAAC AGRI tem como principal objectivo fazer um levantamento exaustivo dos projectos e artigos científicos relacionados com a temática das alterações climáticas, com especial incidência nas culturas do milho, sorgo, tomate de indústria e floresta, criando-se uma plataforma que esteja acessível a todos, na área da Inovação do site da Rede Rural Nacional (ver aqui).
Programa
9h30 Sessão de abertura
António Gonçalves Ferreira (Presidente da UNAC)
Nuno Canada (Presidente do INIAV)
10h00 Breve apresentação do projecto RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”
Tiago Silva Pinto (ANPROMIS)
10h30 Alterações Climáticas: como nos adaptamos a esta nova realidade?
Moderadora: Ana Teresa Pérez (Vogal da Agencia Portuguesa do Ambiente)
AdaptForChange “Melhorar o sucesso do reflorestamento em áreas semi-áridas: adaptação ao cenário de alterações climáticas”
Cristina Branquinho (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
Life+ ClimAgri “Melhores práticas agrícolas para a alteração climática: integrando estratégias de mitigação e adaptação”
Emilio González (Asociación Española Agricultura de Conservación Suelos Vivos)
11h30 Mudança climática: realidade ou ficção?
Moderador: Luís Mira da Silva (Instituto Superior de Agronomia)
Carlos da Câmara (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)
João Coimbra (ANPROMIS)
Marco Nunes (FNOP)
Pedro Silveira (UNAC)
Teresa Pinto Correia (Universidade de Évora | MED)
12h30 Sessão de Encerramento
Jorge Neves (Presidente da ANPROMIS)
Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da CAP) *
Maria do Céu Albuquerque (Ministra da Agricultura) *
*A confirmar
Agricultura e Mar Actual