O 2º Workshop internacional de Arquitectura está a decorrer esta semana em Évora sob o mote Temporalidade do turismo – Arquitectura(s) para uma Nova Territorialidade, tendo Alqueva como foco para o desenvolvimento e apresentação de novas propostas. A apresentação final é pública e terá lugar no auditório da Fundação Eugénio de Almeida, amanhã, dia 16 de Setembro, pelas 14h30.
Durante esta semana, cerca de uma centena de alunos da Universidade de Évora e de universidades de Espanha, Itália, França e Argentina, participaram no Workshop tendo como tema central o espaço Alqueva, o novo paradigma de desenvolvimento da região.
Os trabalhos terminam amanhã com a apresentação pública de novas propostas para interpretar o território de Alqueva.
Alqueva é hoje considerada uma região que deve ser amplamente estudada, não só como um fenómeno cultural, um produto da história e estética, mas também como um território que sugere novas formas de habitação e de permanência dentro dos seus limites e em relacionamento com uma rede maior de territórios compartilhando valores similares.
“Posicionar a resposta da arquitectura no ensaio e discussão destas problemáticas assume-se como uma forma de responsabilidade ética, no sentido de revalorizar o património e a paisagem perante a necessidade de reposição de valores potenciais e estruturais da nossa contemporaneidade”, afirma fonte da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva.
Agricultura e Mar Actual