O Governo Regional dos Açores vai apoiar o sector agrícola para mitigar aumento dos preços e diminuir necessidades de importação. Uma das medidas anunciadas passa pela ajuda às sementeiras neste ano, que decorrem até Junho, e terão apoios de 80% na compra de sementes, milho, soro para a silagem e para a produção de grão, seja para “produzir farinhas, como para integrar as rações” e, desse modo, reduzir as necessidades de importação nesta área.
O anúncio foi feito hoje, 13 de Abril, pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, após se ter reunido esta manhã com o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, encontro em que também esteve presente o secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura.
O objectivo, sublinhou o governante, é atenuar os efeitos da guerra na Ucrânia nos preços à indústria e aos consumidores e, simultaneamente, garantir uma maior “autonomia alimentar” nos Açores.
POSEI e Prorural+ sem rateios
Para além disso, o Governo dos Açores voltará a não realizar rateios no quadro do POSEI e do Prorural+, “opção pioneira” já tida nos Açores e que “tem representado um enorme sucesso”.
É também intenção do Executivo aumentar as áreas para a produção de alimentos para os animais. Actualmente existem cerca de 13 mil hectares para milho de silagem, 278 hectares de produção de soro e dez hectares para a produção de milho de grão, informou o presidente do Governo.
Estas medidas surgem num momento em que se verificam aumentos de 30% nos preços das rações, de 300% nos fertilizantes, 30% nos equipamentos e 55% nos combustíveis.
Agricultura e Mar