Início / Apoios e Oportunidades / Açores: requalificação do Entreposto Frigorífico das Velas arranca este ano

Açores: requalificação do Entreposto Frigorífico das Velas arranca este ano

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, 10 de Outubro, que o Governo dos Açores pretende lançar a obra de requalificação do Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge, “ainda durante este ano”, adiantando que “neste momento está a ser finalizado o relatório preliminar do concurso para ser entregue aos concorrentes”.

Gui Menezes afirmou ainda que o arranque da obra, que corresponde a um investimento de um milhão de euros, está “dependente do visto prévio do Tribunal de Contas”.

O secretário Regional, que falava durante uma visita a esta infra-estrutura de apoio à pesca, no âmbito da visita estatutária a São Jorge, destacou “a importância deste investimento para a conservação e valorização do pescado” capturado nesta ilha.

Capacidade de 40 toneladas

Com as obras de requalificação, o Entreposto Frigorífico das Velas passará a ter uma câmara de conservação de congelados com capacidade de 40 toneladas, uma câmara de conservação de refrigerados com capacidade de 25 toneladas, um túnel de congelação com capacidade para 10 toneladas por ciclo e uma zona climatizada para preparação e transformação de pescado com uma área de 40 m2.

Gui Menezes, ainda no âmbito da visita estatutária, esteve também reunido com a direcção da Associação de Pescadores de São Jorge para debater vários assuntos relacionados com o setor, tendo garantido que “será encontrado um espaço para que a associação continue a funcionar enquanto decorrerem as obras no Entreposto Frigorífico”.

Neste encontro, Gui Menezes assegurou ainda que serão realizadas em 2018 obras de requalificação nas casas de aprestos das Velas, acrescentando que “a Portos dos Açores poderá ceder um pequeno armazém à associação, situado próximo das casas de aprestos, para ser utilizado para pequenas reparações de embarcações”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.