O Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, lançou hoje, 21 de Fevereiro, um concurso público para a aquisição, fornecimento, montagem e instalação de mobiliário e equipamento para o Laboratório de Inovação de Produtos Lácteos, integrado no Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – Terinov.
O procedimento, publicado em Jornal Oficial, com um prazo de 30 dias, tem um preço base de 385.390 euros.
O Laboratório de Inovação em Leite e Lacticínios será uma infraestrutura de apoio à inovação criada para o desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias, com principal enfoque no sector do leite e dos lacticínios.
Investigação
Esta valência do Terinov consistirá num espaço devidamente equipado com instrumentos de medida próprios para a realização de ensaios e pesquisas científicas no desenvolvimento e análise de produtos lácteos.
Desta forma, quer entidades do sector agroindustrial/agroalimentar, nomeadamente empresas, associações, cooperativas, quer estudantes e investigadores de formação avançada poderão usufruir dos seus equipamentos e instrumentos para desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias, refere um comunicado do Executivo açoriano.
“Pretende-se que o Laboratório de Inovação em Leite e Lacticínios se constitua como uma infraestrutura de referência no panorama regional, cumprindo, em toda a linha, com os objectivos do Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira no que respeita à transferência de conhecimento e tecnologias entre centros de investigação e a indústria, promovendo a criação de ‘spin-offs’ e o surgimento de dinâmicas inovadores no mercado”, acrescenta o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar Actual