O Governo dos Açores já aprovou este ano projectos de investimento em hortícolas com recurso à hidroponia no valor de 1,2 milhões de euros. O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, no dia 21 de Julho, o recurso crescente à inovação agrícola nos Açores, apontando o caso da hidroponia para a produção de hortícolas, cujos projectos de investimento aprovados este ano totalizam 1,2 milhões de euros.
“A hidroponia é uma inovação que os agricultores podem e devem utilizar, sendo certo, sobretudo entre Novembro e fevereiro, que há vantagens competitivas muito grandes”, afirmou João Ponte, que falava no final de uma visita a uma pequena exploração de horticultura em hidroponia no concelho de Ponta Delgada.
João Ponte frisou que no continente português já existem grandes explorações hortícolas e frutícolas que recorrem à hidroponia para produzir tomates, alfaces e morangos, entre outros produtos.
“Nos Açores também já iniciamos este caminho”, salientou o titular da pasta da Agricultura, sublinhando que o Governo Regional está a apoiar a formação em hidroponia por se tratar de uma área que exige mais conhecimentos técnicos.
Produtividade e da qualidade
O aumento da produtividade e da qualidade, controlo da produção, maior rotatividade, menos custos de produção e diminuição das pragas, uma vez que o produto não está em contacto directo com a terra, são algumas das vantagens da produção hortícola recorrendo à hidroponia que foram apontadas pelo secretário Regional.
A hidroponia é uma técnica de cultivo caracterizada por não precisar de terra porque as raízes das plantas ficam dentro da água, sendo adicionados todos os nutrientes necessários para a sua alimentação.
Agricultura e Mar Actual