Início / Agricultura / Açores garante transporte de bovinos das Flores e do Corvo a partir de Novembro

Açores garante transporte de bovinos das Flores e do Corvo a partir de Novembro

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, revelou que o Governo dos Açores vai garantir o transporte de bovinos das Ilhas das Flores e do Corvo recorrendo ao fretamento de uma plataforma marítima com reboque, como forma de ultrapassar as limitações actuais ao transporte de animais destas ilhas.

O transporte será efectuado logo que esteja reunida nos Açores a quantidade de contentores de transporte de animais necessária para garantir a retirada dos animais das duas ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago, prevendo-se que possa ocorrer na primeira semana de Novembro.

Transporte de alimentos para os animais

A mesma plataforma vai também garantir, na viagem para as Flores, o transporte de alimentos para os animais, como rações, concentrados e palhas, assim como adubos e outros bens de natureza agrícola.

“Esta medida extraordinária justifica-se para assegurar o escoamento de cerca de 1.000 animais até ao final do ano e para reduzir a pressão sobre os alimentos disponíveis actualmente nestas ilhas, cujas pastagens foram fortemente afectadas pela salinidade, em virtude da passagem do furacão Lorenzo pelos Açores no início de Outubro”, realça um comunicado da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Para João Ponte, esta foi a “solução mais adequada e que dá a melhor resposta às preocupações dos agricultores e dos operadores económicos locais”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.