A secretaria Regional da Agricultura e Ambiente açoriana, através da IROA – Instituto Regional de Ordenamento Agrário, criou um segundo Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) na zona norte do Faial, cumprindo o compromisso de dotar esta ilha de mais um instrumento para a implementação de políticas de estruturação fundiária.
O POA dos Cedros/Salão, criado por uma Portaria hoje, 18 de Março, publicada em Jornal Oficial, vai permitir um conjunto de acções que visam a melhoria das condições de trabalho, economia e qualidade de vida dos agricultores faialenses.
Nomeadamente, através da promoção da melhoria das estruturas agrícolas, com a concentração e redimensionamento físico da propriedade e das explorações, e das infraestruturas de base, como caminhos, abastecimento de água e electrificação, diz o Governo dos Açores em comunicado.
“A rede de infra-estruturas de ordenamento agrário optimiza a utilização dos recursos naturais existentes e potencia o emparcelamento e desenvolvimento estrutural do sector agrícola”, avança a mesma nota.
O estudo preliminar efectuado com vista à criação do novo POA permitiu identificar as áreas condicionantes e caracterizar a estrutura fundiária e as infraestruturas existentes, numa área de 1.600 hectares que abrange mais de 130 explorações.
Agricultura e Mar Actual