O secretário Regional da Agricultura e Ambiente dos Açores revelou ontem, 13 de Julho, em Angra do Heroísmo, que, através do Prorural+, aprovado pela Comissão Europeia em 2015, já foram aprovados projectos no âmbito do apoio à transformação, comercialização e desenvolvimento de produtos agrícolas “no valor de mais de 21 milhões de euros”, acrescentando que 64,6% desse montante corresponde a investimento privado.
Luís Neto Viveiros, que falava na abertura do seminário ‘Inovação – Agroindústria dos Açores’, salientou que esta sub-medida do Programa de Desenvolvimento Rural visa “promover e assegurar a competitividade do sector agro-alimentar regional”.
O titular da pasta da Agricultura manifestou-se “convicto do potencial da agro-indústria regional e da sua capacidade em inovar”, frisando a importância da “qualidade diferenciadora dos produtos” regionais.
“Saibamos todos, pois, conscientes dessa singular vantagem, ultrapassar as barreiras externas que, por vezes, se colocam à comercialização dos produtos alimentares açorianos”, afirmou Neto Viveiros, considerando a realização do seminário como “mais um passo dado nesse sentido”.
No âmbito do Programa do Governo, a política de alargamento da base económica de exportação da economia regional contemplou a execução de várias medidas, como a criação da ‘Marca Açores’ ou o apoio público ao transporte, e a criação de apoios e incentivos, nomeadamente através do Prorural+ e do Competir+.
O secretário Regional destacou também que, através do Competir+, “já foram apresentadas candidaturas que, na sua globalidade, representam um investimento de cerca de 22,3 milhões de euros”, no âmbito do Subsistema do Fomento da Base Económica de Exportação, na área da transformação e comercialização de produtos.
O seminário ‘Inovação – Agroindústria dos Açores’, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através da vice-presidência, e conta com a participação de oradores de referência de entidades públicas e privadas.
Organizado pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), este seminário pretende proporcionar uma reflexão sobre os desafios que se colocam à agricultura e à agroindústria, setores estrategicamente decisivos para a Região, alargando o espírito de cooperação entre o Governo, a Universidade e as empresas açorianas.
Agricultura e Mar Actual