Início / Empresas / ABB termina participação na EMAF 2016 com prémio de inovação internacional

ABB termina participação na EMAF 2016 com prémio de inovação internacional

A ABB esteve novamente representada na 16ª edição da EMAF, de 23 a 26 de Novembro na Exponor, em Matosinhos. o maior evento do sector industrial realizado em Portugal, este ano especialmente dedicado ao tema Indústria 4.0. As tecnologias de Robótica e Drives & Motores, Turbo-compressores e Segurança de Máquinas da ABB estiveram representadas no stand 5F15.

Um dos grandes destaques da feira foi o reconhecimento do robô da ABB, YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo de braço duplo, com a atribuição do Prémio Nikola Tesla (Inovação Internacional).

O prémio foi atribuído por um júri constituído por vários elementos de Universidades nacionais, que tiveram em consideração critérios como os aspectos de concepção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados.
O YuMi foi especialmente desenvolvido para trabalhar lado-a-lado, em segurança, com pessoas como aliás o próprio nome exemplifica, YuMi é uma junção das palavras you & me, tu e eu. Capaz de executar os movimentos necessários à montagem de pequenas peças dentro de espaços muito limitados, facilitando dessa forma o redimensionamento das dimensões da fábrica e também a sua instalação em locais de trabalho actualmente utilizados apenas por pessoas, diz fonte institucional da ABB.

O YuMi desempenhou, no stand da ABB, “um papel muito importante, o de YuMi barista, servindo aos visitantes mais de 600 cafés ao longo dos 4 dias da EMAF, assim demonstrando como representa uma solução inovadora de colaboração Homem-robô”, acrescenta a mesma fonte.

Tecnologia Power2

A tecnologia Power2 foi outra das novidades apresentadas, um sistema dedicado de turbo-compressor de dois estágios da ABB Turbocharging, projectado para definir novos padrões em desempenho. O Power2 é cerca de 20% mais compacto que outros turbo-compressores semelhantes e possibilita uma poupança de combustível potencial superior a 10 g / kWh com uma redução de até 60% das emissões de NOx (óxidos de azoto).

Também em destaque, os Drives ACS580, projectados para uma ampla gama de aplicações, tais como bombas, ventiladores, tapetes de transporte e misturadores, numa grande variedade de indústrias. O seu design permite simplicidade na utilização/operação e na gestão do seu ciclo de vida em toda a instalação. Os drives ACS580 baseiam-se no conceito de drives ‘tudo compatível’ partilhando o mesmo painel de controlo, interfaces e ferramentas. Esta abordagem “aprenda uma vez” torna os drives fáceis de instalar, operar e manter.

Poupança energética

A ABB teve em exposição várias unidades de demonstração de poupança energética, mediante a utilização de variadores de frequência assim com os novos motores ABB síncronos de relutância, tipo SynRM, estes motores permitem que, durante a sua utilização normal, a temperatura de funcionamento dos mesmos seja muito mais baixa, devido há não circulação de correntes no rotor (que não é bobinado, nem tem qualquer espécie de gaiola de esquilo), prolongando-se assim a vida dos mesmos e possibilitando uma redução das perdas de cerca de 60%, quando comparadas com as de um motor de indução tradicional da mesma potência. Foi assim possível demonstrar que, para uma determinada carga/binário, a utilização de variador de frequência, permite enormes poupanças de energia.

Igualmente em demonstração no stand, uma cela de segurança de máquinas, onde se simulou uma linha de processo industrial. A ABB Jokab Safety oferece uma extensa gama de produtos e soluções inovadoras para sistemas de segurança de máquinas, desde sistemas mais simples até aos mais complexos sistemas de segurança para máquinas individuais ou linhas de produção completas.

A EMAF2016 realizou-se entre os dias 23 a 26 de Novembro, na Exponor e recebeu a visita de cerca de 42.800 mil visitantes profissionais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.