Início / Agenda / Nelas recebe Prémio Nacional do Enoturismo 2025 a 30 de Maio

Nelas recebe Prémio Nacional do Enoturismo 2025 a 30 de Maio

O Prémio Nacional do Enoturismo APENO/Ageas Seguros 2025, depois de Lisboa, do Alentejo e de Santarém, terá agora como palco o concelho de Nelas, no coração da região do Dão. É já no próximo dia 30 de Maio, a partir das 18 horas, que a Quinta do Castelo receberá a cerimónia que premeia os melhores projectos, empresas e profissionais que se destacaram no sector do enoturismo em 2024. A voto estão quinze categorias. Um evento organizado pela APENO — Associação Portuguesa de Enoturismo.

Com o main sponsor da Ageas Seguros, o Prémio Nacional do Enoturismo conta ainda com os patrocínios da Câmara Municipal de Nelas, da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, e ainda de reconhecidas empresas como o Grupo Amorim, Schott Zwiesel; Alug’Aqui, Gifts4Wine, Viagens Abreu e MCoutinho. Por último, conta ainda com o apoio institucional do Instituto da Vinha e do Vinho.

“É com grande alegria que anunciamos que a quarta edição do Prémio Nacional do Enoturismo se realizará em Nelas, no coração do Dão. Descentralizar e dar a conhecer o potencial de todas as regiões nacionais é, desde sempre, o grande objectivo da APENO. Desta vez, cabe à região do Dão acolher a festa que premeia o melhor do enoturismo nacional”, afirma a Presidente da APENO, Maria João de Almeida.

Com a APENO desde sempre, também a Ageas Seguros reafirma assim o seu entusiasmo pelo sector, ao apoiar mais uma edição deste Prémio Nacional do Enoturismo. Afirmando-se cada vez mais como a seguradora desta área de negócio, o ano passado a AGEAS apresentou um produto exclusivo às empresas de enoturismo. “A nossa estratégia continua assente na prevenção e segurança, e é nesse sentido que introduzimos junto dos associados da APENO o PAR (Prevenção e Análise de Risco), um serviço gratuito que avalia os riscos das empresas, bem como as suas possíveis consequências, actuando na sua prevenção”, explica Gustavo Barreto, membro da comissão executiva do Grupo Ageas Portugal.

Região do Dão

Conhecida pelos seus vinhos de excelência e pelo seu forte compromisso com o turismo vitivinícola, Nelas é apelidada como o coração da região do Dão. Ladeada pelos rios Mondego e Dão, ao longo de uma paisagem montanhosa, cercada pela Serra do Caramulo e pela Serra da Estrela, é terra de uma gastronomia sublime, harmonizada com vinhos muito elegantes, nascidos nos melhores terroirs.

É neste cenário, mais precisamente na Quinta do Castelo, que se desenrolará a quarta edição do Prémio Nacional de Enoturismo. Numa quinta com vista para o vale do Dão, os convidados terão oportunidade de provar a gastronomia local reinventada, onde os vinhos e os queijos são protagonistas.

“É com o maior prazer que acolhemos no nosso município um prémio desta relevância para o Enoturismo, um sector que tem conquistado uma preponderância absoluta na nossa região. Consciente das potencialidades do enoturismo concelhio, temos feito, desde há 34 anos, o certame mais antigo das feiras de vinho do país, a Feira do Vinho do Dão, a maior comemoração da cultura vinhateira da Região Demarcada do Dão e de Portugal”, refere afirma Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas.

E adianta ser “também neste concelho que acolhemos o CEVD – Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, a maior instituição de investigação, pesquisa e transmissão de conhecimento a todos os produtores e enólogos do Dão. Este ano, juntamos à Feira o Prémio Nacional do Enoturismo, assinalando assim a devida importância que o enoturismo tem para o nosso concelho. Se Nelas é o coração dos vinhos do Dão, é agora também o coração do enoturismo nacional”.

A Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, pelas palavras de Anabela Freitas, vice-presidente da instituição, reforça o papel de destaque que o enoturismo ocupa em toda a região. “Juntar a animação de uma festa como esta à paisagem vinhateira do Dão é marcante para atrair cada vez mais apaixonados pelo vinho e pelo turismo ao nosso território. O Prémio Nacional do Enoturismo será um evento fundamental para dinamizar ainda mais a região do Dão, em termos de enoturismo”.

Quinze categorias premiadas

O Prémio Nacional do Enoturismo APENO/Ageas Seguros 2025 vai, assim, premiar os negócios/projectos portugueses que se distinguiram como casos de sucesso, enquadrados nas seguintes quinze categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chef de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor Inovação e Cultura; Melhor Hospitalidade e Melhor Enoturismo Urbano.

A votação é realizada online e irá decorrer em Maio através de uma plataforma digital, idealizada especialmente para o efeito, bastando a cada jurado votar em cada uma das categorias existentes.

Do painel de mais de 250 jurados fazem parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, organismos oficiais do vinho e do turismo (Comissões Vitivinícolas Regionais e Entidades Regionais de Turismo), chefs de cozinha e sommeliers, e até mesmo os associados da APENO (organismos oficiais votarão em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios). Os nomeados e os vencedores serão divulgados durante o evento, em Nelas.

Pode ver as categorias e jurados aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.