Início / Agricultura / Árvore do Ano 2025. Conheça as seleccionadas. Votações abertas até 11 de Dezembro

Árvore do Ano 2025. Conheça as seleccionadas. Votações abertas até 11 de Dezembro

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para eleição da Árvore do Ano 2025. As 10 melhores árvores já estão seleccionadas e as votações estão abertas até 11 de Dezembro de 2024, às 16h59. Pode escolher e votar nas duas árvores que ache mais interessantes.

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2025. Os votos ficam secretos a partir do dia 7 de Dezembro, sendo o vencedor anunciado no dia 17 de Dezembro.

“Num momento em que as florestas assumem um papel preponderante no combate às alterações climáticas, o concurso da Árvore do Ano visa, uma vez mais, celebrar a história de uma árvore única que pode ser escolhida por si”, refere uma nota de imprensa da UNAC.

E realça que “as árvores são responsáveis pela produção de matérias-primas essenciais à nossa vivência, como a madeira, a cortiça, o pinhão ou a bolota, suportando outras espécies de animais e plantas e garantindo ainda um conjunto de serviços de ecossistema relevantes para a Sociedade, como o sequestro de carbono, a preservação da biodiversidade, dos solos e da água, e o enriquecimento da paisagem e da cultura”.

É precisamente sobre estes valores que incide o concurso. “Conhece uma árvore especial? Esta é uma forma de gravar a sua história no livro do tempo, de perpetuar a sua ligação às pessoas e relembrar a sua imponência, por vezes, esquecida, numa praceta urbana, numa floresta, numa exploração”, frisa a UNAC.

Conheça as 10 árvores a concurso e vote aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.