“Ao prevenirmos as ameaças à saúde das plantas, podemos assegurar um futuro mais saudável para nós próprios, para as nossas comunidades e para o ambiente”, assim começa um artigo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), escrito em colaboração com a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, no âmbito da campanha PlantHealth4Life, no qual são explorádas algumas questões-chave relacionadas com a saúde das plantas.
Realça o artigo que “manter as plantas saudáveis é uma responsabilidade colectiva. Todos podemos contribuir para salvaguardar a saúde das plantas na UE [União Europeia]”, salientando que “as pragas de plantas representam uma ameaça significativa à saúde das plantas na União Europeia. Alguns exemplos notórios incluem o escaravelho asiático Anoplophora glabripennis, o Escaravelho vermelho das palmeiras Rhynchophorus ferrugineu e a Xylella fastidiosa. A UE publicou uma lista de 20 pragas em quarentena prioritárias que representam a ameaça económica, ambiental e social mais grave para os países da UE. As pragas podem provocar danos devastadores a colheitas, jardins e ecossistemas naturais. É fundamental manter-se vigilante e tomar as medidas necessárias para mitigar a sua disseminação”.
Pode ler o artigo completo aqui.
PlantHealth4Life
Uma ampla aliança de parceiros de toda a Europa uniu forças para lançar, a 15 de Maio de 2024, o segundo ano da campanha #PlantHealth4Life, que visa sensibilizar para as profundas ligações entre a fitossanidade e a vida quotidiana, estimulando a acção dos cidadãos para proteger a saúde das plantas. A campanha é liderada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, a Comissão Europeia e 22 países europeus.
Mas, como é que a fitossanidade afecta as nossas vidas? As plantas constituem 80% dos alimentos que consumimos e limpam o ar que respiramos. Mas isto não é tudo: as plantas saudáveis significam um bom rendimento agrícola, com impacto na disponibilidade de alimentos e nos seus preços para os consumidores.
Saiba mais sobre a Campanha PlantHealth4Life aqui.
Agricultura e Mar