Início / Agenda / Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova esclarecem taxas para a campanha de rega de 2024

Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova esclarecem taxas para a campanha de rega de 2024

A ARBI — Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova reúne em assembleia geral no próximo dia 27 de Março de 2024, às 13h30, na sala de sessões do seu edifício sede, na freguesia do Ladoeiro, concelho de Idanha-a-Nova.

Segundo a convocatória do presidente da mesa da assembleia geral, Eng.º Álvaro José Cachucho Rocha, a reunião vai apreciar e aprovar o relatório e contas de gerência do ano de 2023 e fazer o esclarecimento sobre o Quadro de Taxas para a Campanha de Rega 2024.

Se à hora marcada não se encontrarem presentes o número de associados necessários ao funcionamento da assembleia geral, a mesma reunirá uma hora depois, seja qual for o número de associados que estiverem presentes ou representados.

Aproveitamento Hidroagrícola de Idanha

O Aproveitamento Hidroagrícola de Idanha-a-Nova, situa-se no Distrito de Castelo Branco, nos concelhos de Idanha-a-Nova e Castelo Branco e abrange as freguesias de Idanha-a-Nova, Ladoeiro, Zebreira e Malpica do Tejo.

A água para a rega provém da Albufeira de Idanha-a-Nova, criada a partir da Barragem Marechal Carmona, no rio Ponsul, pertencente à bacia hidrográfica do Tejo. Uma Central Hidroeléctrica instalada à saída da albufeira permite a turbinagem dos caudais de rega e dos excedentes de Inverno.

A água é lançada no Canal Condutor Geral através da turbina ou da válvula independente de rega, accionadas por um automatismo com origem na sede da ARBI que controla a aducção do caudal. A partir daqui a água, ou é levada graviticamente para jusante até que derive para um canal distribuidor ou uma regadeira secundária, ou é descarregada através de um órgão de protecção, neste caso descarregador lateral de superfície, para uma linha de água vizinha.

Da rede de rega fazem também parte duas Estações Elevatórias, a do Aravil e a do Ladoeiro, totalmente automatizadas e comandadas à distância, que fornecem caudal para o bloco do Aravil e Ladoeiro.

O apoio à distribuição da água é, neste momento, efectuado por 2 técnicos agrícolas, 1 encarregados e 8 cantoneiros distribuídos por 5 cantões de rega. Estes, para além de vigiarem todo o cantão e manobrarem os órgão de distribuição e comando, visitam regularmente os regantes de forma a conhecer as suas necessidades.

A conservação e a manutenção da Obra é feita pelo pessoal da Associação de Regantes e Beneficiários de Idanha-a-Nova durante o período de Outono/Inverno. Nessa altura procede-se à reparação dos elementos danificados, faz-se a limpeza dos canais retirando os limos, ervas e lodo do seu interior, assim como a dos passeios ao longo destes, onde são cortadas a erva e o mato que entretanto se desenvolveu. Pintam-se as comportas, módulos e adufas e faz-se a revisão de todos os elementos mecânicos e eléctricos das Estações Elevatórias.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.