Um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) efectuou, durante esta manhã, 26 de Julho, a evacuação médica de um tripulante, de 43 anos e de nacionalidade portuguesa, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca Filipa Miguel, a navegar a 206 milhas a Oeste da Póvoa de Varzim. O homem foi mordido numa perna por um tubarão.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) e a FAP.
O alerta foi dado pela embarcação de pesca via telefone através do 112, reportando que um dos tripulantes tinha sido mordido numa perna por um tubarão (tintureira) durante a faina a bordo, encontrando-se com uma hemorragia não controlada e com perda de massa muscular. O CODU-Mar avaliou a evacuação médica como urgente, sendo de imediato empenhados meios de salvamento para o local.
“Foi empenhado no salvamento uma aeronave de asa fixa P3 Orion e um helicóptero EH-101 da FAP, tendo o P3 Orion efectuado a vectorização do EH-101 até ao local onde se encontrava a embarcação devido à longa distancia a que a embarcação se encontrava”, diz um comunicado da Marinha Portuguesa.
O doente foi resgatado e transportado pelo EH-101 para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde aterrou pelas 12h42, e dali foi encaminhado pelo INEM para o Hospital de S. João, em situação estável.
Agricultura e Mar Actual