O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho informa que as sementes +Pinus já poderão ser adquiridas por viveiristas e serem usadas já na próxima campanha de plantação. Estas sementes provêm do cruzamento dos melhores exemplares de pinheiro-bravo de todo o País, incluindo de locais emblemáticos, como a Mata Nacional de Leiria.
Provenientes do pinhal produtor de semente, gerido pelo Centro Pinus, o Pomar de Chamosinhos, em Valença (Minho), estas sementes que resultam do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo passam a ser as segundas, a nível nacional, com a categoria “qualificada”.
O Pomar de Chamosinhos reúne os melhores pinheiros de várias regiões do País, incluindo da Mata Nacional de Leiria. Tem o acompanhamento científico do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o apoio do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e é um dos frutos do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo.
“Nas instalações do Centro Nacional de Sementes Florestais (CENASEF), em Amarante, decorre a fase de processamento das pinhas colhidas (3,5 toneladas), entre Janeiro e Fevereiro, pelos escaladores desta unidade única no País”, gerida pelo ICNF, adianta o Centro Pinus.
Ganhos genéticos
Depois das pinhas abrirem em estufa, é-lhes extraído o penisco que, posteriormente, será limpo até a semente ficar pronta a ser armazenada, acrescenta a Associação salientando que “o potencial das futuras plantas são do interesse dos produtores florestais, ao permitirem ganhos genéticos médios de 21% em diâmetro e 12% em altura, o que proporciona um aumento significativo da rentabilidade na produção de pinhal”, de acordo com o INIAV.
Onde comprar a semente
A comercialização da semente será feita pelo Centro Nacional de Sementes Florestais com a categoria “qualificada”. O Centro Pinus criou a marca “+Pinus” para a semente proveniente dos seus pomares e irá passar a divulgar, anualmente, onde poderá ser adquirida planta produzida com essa semente. Saia como comprar aqui.
O CENASEF é o Centro Nacional de Sementes Florestais (de Portugal) e único no País. É um serviço do Estado que dispõe de uma equipa de colheita de sementes florestais na árvore em pé. Desempenha um papel fundamental na recolha, processamento e distribuição de sementes florestais em Portugal, sobretudo no que se refere a semente de coníferas.
O objetivo do CENASEF é disponibilizar em tempo útil aos viveiros do Estado, aos viveiristas privados e ao público em geral, sementes de 80 espécies florestais, em quantidade e qualidade, maioritariamente autóctones.
A espécie colhida em maior quantidade foi, desde sempre, a do pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e esta tendência tem-se mantido.
Agricultura e Mar