Nuno Marques foi o vencedor do prémio oferecido pela ELO – European Landowners Organization. Mas, oferece-o ao ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, instituição de apoio ao sistema de aconselhamento agrícola, a fim de melhor informar os agricultores na sua região sobre os benefícios da sementeira directa, rotação de culturas e gestão de resíduos.
Este ano, o prémio foi concedido à empresa liderada por Nuno Marques, a Portalimpex, para o projecto “Criação de novas oportunidades para a gestão do solo e das terras, em solos Mediterrânicos e limitações climáticas ‘, que está a ser executado em colaboração com o professor Mário Carvalho do ICAAM. O prémio foi entregue em Viena, Áustria, no contexto da reunião regional, que teve lugar em 13 e 14 de Junho.
Agricultura intensiva sustentável
O principal objectivo do projecto é alcançar a agricultura intensiva sustentável em condições mediterrânicas, com as suas restrições climáticas e do solo, melhorando a fertilidade do solo, a produtividade da água e do solo e a eficiência de imputes externos.
Nos últimos anos, esta exploração agrícola tornou-se um centro regional para a demonstração de uma gestão da terra agrícola ecológica e economicamente bem sucedida e sustentável, no sul de Portugal e nas regiões vizinhas. Também estudantes de universidades vizinhas, como de Évora estão a receber formação nesta exploração.
Nuno Marques espera que este prémio lhe permita aumentar a consciência dos seus esforços e do trabalho que foi realizado no território e permita ajudar outros agricultores para implementar o mesmo sistema.
Agricultura e Mar Actual