Os “Desafios e Oportunidades no Interior” e os “Factores que Determinam o Sucesso” dos jovens agricultores vão estar em debate a 29 de Junho, em Peso da Régua, na 3ª conferência organizada este ano pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal – AJAP, integrada num ciclo de conferências que vão passar por 7 cidades portuguesas.
Dois jovens agricultores da região do Douro, ligados ao sector vitivinícola, servirão de case study neste debate, onde um painel de prestigiados oradores dará a sua visão sobre as oportunidades e desafios no interior, com perspectivas de vários quadrantes: investigação e ensino; gestão de empresas; consultoria; desenvolvimento agrário. Entre os oradores convidados destacam-se António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Helena Freitas, Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior.
O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro, da Magos Irrigation Systems e da Hubel Verde.
A agricultura e o turismo em espaço rural têm um “enorme potencial de dinamização da economia no interior Norte do País e devem contribuir para fixar os jovens no território”, diz a organização do evento. A AJAP está “fortemente empenhada em contribuir para a criação de condições que atraiam o investimento jovem aos concelhos do interior do País, e defende por isso medidas de apoio à qualificação e ao desenvolvimento de uma verdadeira rede de suporte, através de acompanhamento técnico nos primeiros anos de instalação dos jovens empreendedores”.
Jovem Empresário Rural
“A AJAP tem vindo a estabelecer contactos com o Ministério da Agricultura, há vários anos, no sentido de promover a criação da figura do Jovem Empresário Rural e congratula-se com o facto de finalmente o decreto-lei estar em preparação no gabinete do sr. secretário de Estado das Florestas, que certamente nos trará novidades sobre este tema na conferência em Peso da Régua”, afirma Firmino Cordeiro, director-geral da AJAP.
Da parte do município de Peso da Régua, que se associa como parceiro nesta conferência, o presidente da autarquia, Nuno Gonçalves, considera que “este evento reveste-se de suma importância, na medida em que traz para o debate público a necessidade de serem encontradas soluções para a resolução da crise económico-social que persiste no Douro, as quais terão necessariamente que passar pelo diálogo e entendimento entre instituições do sector”.
De acordo com a autarquia, nos últimos 11 anos, a quebra de rendimento dos viticultores do concelho foi da ordem dos 60%, o que se reflectiu drasticamente na diminuição do poder de compra e na consequente possibilidade de abandono massivo de propriedades. Segundo o INE, existem 1.139 empresas do sector agrícola no concelho de Peso da Régua.
O Crédito Agrícola do Douro, Corgo e Tâmega, parceiro da AJAP, associa-se a esta Conferência. Alcino Sanfins, presidente da instituição, destaca “o apoio prestado pelo Crédito Agrícola nos últimos 30 anos aos jovens agricultores, vitivinicultores e cooperativas da região, nomeadamente a projectos de investimento apresentados por associados da AJAP” e reafirma a “disponibilidade para continuar a apoiar projectos credíveis, que contribuam para o desenvolvimento da agricultura e dos sectores ligados ao mundo rural”.
Agricultura e Mar Actual