Início / Agricultura / 1ª Gala Porco d’Ouro distingue os melhores suinicultores de Portugal

1ª Gala Porco d’Ouro distingue os melhores suinicultores de Portugal

A 1ª Gala Porco d’Ouro realizada em Portugal decorre hoje, 22 de Junho, na cidade de Leiria, onde serão anunciados os melhores suinicultores do País.

Os prémios serão atribuídos perante uma audiência de 400 personalidades da fileira da carne de porco, que inclui produtores, mas também representantes de empresas ligadas à cadeia de valor da carne de porco, como empresas de saúde animal e tecnológicas especializadas na actividade suinícola. A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal participará neste evento, representada por Maria Antónia Figueiredo.

O evento, que acontece por ocasião da comemoração do 35º aniversário da Federação Portuguesa de Suinicultores (FPAS), distingue 12 das 22 empresas candidatas e conta ainda com a presença de representantes portugueses e espanhóis e das autoridades regulamentares do sector. A rede empresarial que se proporciona, bem como a visibilidade conquistada pelas empresas a partir do momento em que se encontram nomeadas constituem importantes activos empresariais que a FPAS quer promover.

A realização da 1ª Gala Porco d’Ouro acontece num ano particularmente difícil para os suinicultores portugueses, ano em que “mais do que nunca”, é necessário demonstrar ao País que “constituímos um sector dinâmico e competitivo”, afirma Vítor Menino, presidente da Federação que representa a totalidade do tecido empresarial associado deste sector, acrescentando que “homenagear as explorações que se distinguem no esforço e constante desafio de implementação de novas exigências de produção, de aplicação da exigente legislação ambiental e de adaptação a novos hábitos alimentares, vai motivar o sector a elevar ao máximo os seus standards mínimos de qualidade, incitando a competição saudável entre empresas da fileira e premiando as técnicas e as práticas de produção mais eficientes”.

Galardão Diamante

Segundo site da Confagri, no mesmo evento será, ainda, atribuído o galardão Diamante. A máxima distinção concedida nesta competição será atribuída a uma das três empresas candidatas e que foram seleccionadas por um júri constituído por oito personalidades de reconhecido mérito nesta área, de entre as quais se destaca a participação de Alfaro Cardoso, presidente da Sociedade Científica de Suinicultura, Miguel Angel Higuera, director-geral Anprogapor, a congénere espanhola da FPAS e Pedro López Romero, director da BDporc–IRTA, a entidade que criou originalmente a distinção Porco d’Ouro.

Todas as empresas vão ser avaliadas pela sua eficiência e qualidade de maneio, segundo três critérios elementares: A produtividade numérica, a taxa de partos, e o número de leitões desmamados por porca reformada.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.