Os vinhos da Herdade do Monte da Ribeira (HMR) – eleita Produtor Vinícola do Ano – são um dos mais recentes vinhos a conquistar o mercado asiático. Da produção de cerca de 500.000 garrafas por ano, a HMR exporta 30% da sua produção, colocando, actualmente, na China, uma em cada cinco garrafas que ultrapassam a fronteira. A este nível, refira-se que os vinhos da marca Pousio (Colheita, Escolha e Reserva) e Marmelar – o topo de gama produzido apenas em anos excepcionais – marcam presença, por exemplo, na carta de vinhos do The Península Shangai, um dos mais prestigiados hotéis daquela que é considerada a maior cidade da China.
No campo da internacionalização, os vinhos da HMR já se encontram presentes em 12 países – China, Moçambique, Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, Suíça, Bélgica, Holanda, UK, Polónia, Republica Checa –, sendo que o grande objectivo para este ano é aumentar a presença para 16 países, apostando na entrada em cinco novos mercados asiáticos, nomeadamente Coreia do Sul, Singapura, Vietname, Taiwan e Japão. A empresa prevê um aumento de 15% nas vendas, em 2016, sendo que as exportações deverão chegar aos 35% do valor de facturação em 2016.
Exportar não é fácil
António Nora, director de vinhos da Casa Agrícola Herdade do Monte da Ribeira, afirma que “exportar não é tão fácil como parece, sobretudo produtos com valor acrescentado”. O responsável lembra “que a competição pelo preço é uma guerra perdida para Portugal, que não compete com países com agricultura mecanizada e maior produção. É com consistência, acompanhamento e muito charme que estamos, há quatro anos, a trabalhar o mercado chinês onde já marcamos presença em alguns dos melhores hotéis e restaurantes”. António Nora acrescenta, ainda, que “os asiáticos são um consumidor muito fiel, realidade que permite, a partir do momento em que há confiança, subir as vendas”.
Pousio e Marmelar em destaque
A Herdade do Monte da Ribeira tem sido reconhecida nos últimos anos pela produção dos vinhos Pousio e Marmelar. Refira-se que o Marmelar – um tinto alentejano de 2012, produzido a partir das castas Alicante, Bouschet, Touriga Nacional e Petit Verdot, e que estagia em barricas de carvalho francês de 300 litros, com um teor alcoólico de 14º – foi distinguido com o “Prémio de Excelência 2015”, integrando a restrita lista de 30 melhores vinhos de Portugal. Também o Pousio Rosé 2015, da HMR, acaba de ser distinguido com o prémio “Uva de Ouro – Melhor da Região 2016”.
A Herdade do Monte da Ribeira – localizada junta à povoação de Marmelar, concelho da Vidigueira – foi adquirida em 1987 por Victor Carmona e Costa. Hoje, e a após a sua morte em 2009, pertence à Fundação com o seu nome, que se mantém na família. Ficou conhecida nos anos 90 pela produção do Pousio e Quatro Caminhos. A partir de 2010, com a chegada do enólogo Luís Duarte e do gestor António Nora, a Casa Agrícola HMR potenciou a sua qualidade e diversificou os mercados. Produz actualmente três marcas: Varal, Pousio (Colheira, Escolha e Reserva) e Marmelar.
Agricultura e Mar Actual