A SOS Animal comemora, este mês de Junho, o primeiro aniversário do Hospital Veterinário Solidário, um marco importante, não só na história da associação, mas também para o acesso a cuidados clínicos de animais pertencentes a famílias com dificuldades económicas ou vítimas de abandono e ou maus-tratos à guarda da organização.
Não sendo um hospital público, e sem acesso a qualquer tipo de subsídio ou apoio, durante este ano, ajudou a tratar mais de mil animais e a encaminhar para adopção mais de 96 animais; têm 150 famílias assinaladas como carenciadas, beneficiando de condições especiais e esterilizou mais de 300 animais pro bono.
Segundo a presidente da SOS Animal, Sandra Duarte Cardoso, “este ano foi trabalhoso, penoso e de aprendizagem constante. No entanto, apesar de todos os contratempos e dificuldades, por cada vida salva, esquecemos tudo de negativo que temos passado. Portugal continua a ser um país de graves défices de educação e formação, e os animais são vítimas fáceis da ignorância e maldade humana. São precisos mais projectos, mais legislação, ajudas concretas e não atitudes populistas para trazer votos. Se existir vontade, pudemos ajudar milhares de vidas. Faça a sua parte! As ONG’s não conseguem milagres”.
O Hospital Veterinário Solidário SOS Animal, único em Portugal, emprega 12 pessoas e tem há disposição várias especialidades, entre as quais, Medicina interna, Medicina preventiva, Medicinas alternativas e acupunctura, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Odontologia, Cirurgia, Endoscopia, Imagiologia e Urgências 24 horas, entre outras.
Aberto ao público em geral
Aberto ao público em geral, a instituição hospitalar presta cuidados veterinários de segunda a sábado entre as 09.00h e as 21.00h em horário normal, e de segunda a sábado das 21,00 às 9h, domingos e feriados em regime de urgências. O hospital tem três tabelas: uma normal, para o público em geral, uma outra para os associados, associações e colaboradores da SOS Animal e outra para pessoas carenciadas, devidamente sinalizadas e comprovadas.
Agricultura e Mar Actual