Início / Agricultura / Capoulas Santos destaca contributo do Alentejo na afirmação do sector do vinho

Capoulas Santos destaca contributo do Alentejo na afirmação do sector do vinho

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, destacou o contributo muito decisivo do Alentejo no “trajecto notável de progresso e de afirmação” do sector do vinho em Portugal nos últimos 30 anos.

Na antecipação do 10.º Simpósio de Vitivinicultura do Alentejo, que decorre em Évora entre hoje e sexta-feira, 4 e 6 de Maio, Capoulas Santos afirmou que a região “foi talvez a que mais progrediu”, tanto a nível de organização como de afirmação e reconhecimento da qualidade do vinho nos mercados interno e externo.

O ministro identificou o Programa de Reestruturação da Vinha como uma das oportunidades criadas pelos fundos comunitários que o sector alentejano soube aproveitar.

“É, talvez, o programa comunitário que maior sucesso teve e tem uma grande responsabilidade naquilo que foi a evolução da vitivinicultura nacional e no Alentejo”, afirmou Capoulas Santos.

Vocação exportadora

A responsabilidade pelo progresso dos vinhos do Alentejo foi também atribuída aos investimentos feitos com apoio comunitário na capacidade tecnológica, nas adegas e no marketing dos vinhos.

O ministro realçou ainda que este é um sector que orgulha Portugal e destacou a sua “vocação exportadora impressionante”, apesar de “lutar com uma enorme concorrência mundial”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.