O Licor de Medronho da empresa Silvapa, sedeada na Madeirã, concelho de Oleiros, voltou a ser reconhecido como “Melhor dos Melhores” licores nacionais e com Medalha de Ouro, no 10º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, organizado pelo CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, com o apoio da Qualifica/oriGIn Portugal.
Este licor produzido em Oleiros “apresenta uma cor castanha clara dourada, é muito límpido e tem um aroma e sabor frutados, a medronho, bastante suave”. A empresa produz, também, uma conhecida aguardente de medronho e compota de medronho.
De acordo com a organização, o Concurso tem como objectivo “premiar, promover, valorizar e divulgar os licores conventuais e os licores tradicionais Portugueses, genuínos e exclusivamente produzidos em Portugal”.
Silvapa
A missão da Silvapa é valorizar um recurso natural, o fruto medronho (Arbutos unedo), disponibilizando ao consumidor “produtos de qualidade e que respeitem o processo artesanal de fabrico”. O licor e a compota de medronho são produzidos a partir de “uma rigorosa selecção dos melhores frutos e de acordo com receita tradicional”, garante a empresa.
O licor e a aguardente de medronho têm vindo a ser premiados ao longo dos anos por respeitados concursos nacionais.
Agricultura e Mar Actual