A 33ª Ovibeja abre portas ao público já esta quinta-feira, 21 de Abril, a partir das 11h00. A sessão de abertura está agendada para as 16h00 na presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.
Esta edição da Ovibeja é marcada pela ausência física do seu mentor, Manuel de Castro e Brito, falecido recentemente, que vai ser evocado em dois momentos. O primeiro decorre durante a sessão inaugural, no Auditório do Nerbe.
O segundo momento de homenagem a Manuel de Castro e Brito, a que se associa o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acontece no sábado, dia 23 de Abril, numa acção repleta de simbolismo que vai acontecer, a partir das 15h30, na Alameda Principal da Ovibeja.
Mais de 1.000 expositores
Com mais de mil expositores, a 33ª Ovibeja mobiliza os mais diversos sectores de actividade, com destaque para a nova realidade do mundo agrícola. “Terra Fértil” – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness” é um dos temas principais que envolve apresentação, demonstração e colóquios sobre temáticas da ordem do dia. As raízes da terra e o engenho das gentes também vão estar em destaque no Pavilhão do Cante e Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais.
Os produtos agro-alimentares, as provas e demonstrações com animais, os equipamentos e maquinaria agrícola de última geração, os restaurantes de raças certificadas, as inúmeras tasquinhas de comes e bebes são mais alguns dos muitos ingredientes de uma feira que é feita pelos seus participantes e visitantes.
A noite traz à Ovibeja milhares de jovens para os concertos de referência, com a actuação de grupos que vão desde os DAMA, a 21, Carlão, a 22, Nelson de Freitas, a 23 e David Carreira de sábado para domingo. As “ovinoites” contam-se de histórias de encontros e reencontros, de partilha e de crescimento na feira que representa “Todo o Alentejo deste Mundo”.
De 21 a 25 de Abril, a 33ª Ovibeja é uma organização da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
Agricultura e Mar Actual