Início / Agricultura / Lousada tem novo projecto para promover agricultura sustentável através do empreendedorismo social

Lousada tem novo projecto para promover agricultura sustentável através do empreendedorismo social

O mais recente projecto europeu do Município de Lousada, intitulado PAS — Promoção da Agricultura Sustentável e Programas Sociais, arrancou este mês de Fevereiro. Este projecto tem a duração de 12 meses e é co-financiado pelo programa Cosme, o instrumento financeiro da Comissão Europeia de apoio às pequenas e médias empresas (PME).

O plano de trabalhos, que em Lousada vai incidir particularmente sobre as oportunidades potenciadas pela Vinha do Enforcado, inclui sessões de formação conjunta, visitas de estudo, a produção de um e-Book e a criação de conteúdos dirigidos aos membros do Parlamento Europeu e às partes interessadas na agricultura social, a fim de procurar apoios públicos para as políticas do sector.

O projecto tem como parceiros o Município Citta di Castello, de Itália, e o Município de la Ribera Alta, de Espanha.

Promover a agricultura sustentável

O principal objectivo é promover a agricultura sustentável através do empreendedorismo social, informar os operadores sociais e o público em geral sobre oportunidades dirigidas à inclusão social e à agricultura sustentável e orientar a criação de novos negócios que promovam a inclusão social, através do envolvimento de mulheres, imigrantes e, em geral, pessoas provenientes de meios sociais desfavorecidos.

Vinha do Enforcado

Os tradicionais “bardos”, tão específicos de Lousada, são um sistema de produção vinícola muito raro e de elevado valor cultural. Com origem ancestral em Itália, a Vinha do Enforcado possibilita a formação de um sistema agroflorestal em que espécies arbóreas de grande porte – as chamadas uveiras – são usados como suporte para as videiras.

Este sistema de condução da vinha possibilita a exploração do espaço vertical em campos agrícolas pequenos, servindo também como delimitação das propriedades e parcelas.

As podas agressivas que as uveiras suportam conferem-lhes características morfológicas únicas, criando micro-habitats para fauna diversa, microclimas que protegem as vinhas das geadas e fornecem produtos como madeira e forragem para os animais.

O favorecimento do crescimento vertical das videiras permite ainda a integração no solo de culturas como hortícolas ou forragem, beneficiando a biodiversidade e a saúde do ecossistema agrícola.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.