A acção de formação de curta duração “Economia Circular – Aprender com a Natureza” tem nova data. Tendo como público alvo os professores, está marcada para 9 de Março de 2021. Promovida pela SPEA — Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a LPN — Liga para a Protecção da Natureza, realiza-se na plataforma Zoom, entre as 18h30 e as 21h30.
A acção de formação, que conta com o apoio do Ministério da Educação, da APA — Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), tem um custo de 15 euros para sócios SPEA ou LPN e de 25 euros para não sócios. O prazo de inscrição (aqui) termina a 5 Março, 2021.
Segundo a organização, “participar nesta acção é colaborar no combate às alterações climáticas, ao mesmo tempo que se partilham estratégias motivadoras e diferenciadas de ensino”.
A acção tem como formadores Teresa Oliveira, da SPEA, e Jorge Fernandes, da LPN.
Reduzir os desperdícios
E explica que, face à crescente quantidade de resíduos produzidos e à necessidade da sua reciclagem, a prática de vermicompostagem doméstica e na escola constitui um dos processos de reduzir os desperdícios. A produção de um composto orgânico com propriedades fertilizantes e estruturantes para o solo é também sobremaneira importante, face à urgência de regenerar a biodiversidade, de modo a tornar os ecossistemas mais resilientes e de mitigar as alterações climáticas.
Através da vermicompostagem, processo de transformar desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade, é possível fomentar a Economia Circular e a valorização dos solos, trabalhando de forma prática a Estratégia Nacional de Educação Ambiental – ENEA 2020, garantem aquelas duas organizações.
A utilização de ferramentas diferenciadas para o ensino, com recurso à metodologia hands on através da vermicompostagem “estimula os alunos a uma percepção mais ampla do conteúdo, facilitando a sua aprendizagem, motivação e conhecimento científico para acções pro-ambientais”.
Conteúdos
Parte Teórica
- Breve enquadramento do conceito Economia Circular (ENEA 2020)
- A importância do solo
- A vermicompostagem: a sua importância na melhoria dos solos, na valorização dos resíduos domésticos e no combate às alterações climáticas
- Diferenças entre compostagem e vermicompostagem
- Vantagens da vermicompostagem
Parte Prática
- Análise das propriedades e características do solo
- Construção e manutenção de um vermicompostor
- Selecção dos resíduos para colocação na “cama de vemicompostagem”
- Avaliação/Conclusões
Agricultura e Mar Actual