A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que está assim aberta a possibilidade de exportação de aves ornamentais para a Venezuela a partir de Portugal.
As Direcções de Serviços de Alimentação e Veterinária Regionais/Regiões Autónomas (DSAVR/RA) são os serviços responsáveis pela emissão dos respectivos certificados sanitários oficiais.
“Demonstrado que foi no início de Dezembro de 2019 o interesse de Portugal nesta exportação, foi efectuado contacto junto dos Serviços Veterinários Oficiais da Venezuela, no sentido de obter a indicação dos requisitos sanitários aplicáveis”, diz fonte institucional da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Recebida a informação aplicável por parte da Venezuela, foi enviada uma proposta de certificação sanitária, a qual foi aprovada em Julho de 2020.
O XXII Governo Constitucional já abriu 11 mercados, para nove produtos na área animal, cinco na área vegetal e um na área da alimentação animal. E está ainda a trabalhar na abertura de 66 mercados, para viabilização da exportação de 327 produtos, sendo 247 da área animal, 47 da área vegetal e 33 da alimentação animal.
Agricultura e Mar Actual